sexta-feira, 14 de abril de 2023

TERRORISMO NAS ESCOLAS DO BRASIL * Juventude Comunista Revolucionária/JCR

TERRORISMO NAS ESCOLAS DO BRASIL

"Atentados contra escolas são fenômenos psicossocial e não apenas criminal.

Depois do aumento exponencial de atentados nas escolas, à partir de 2019 (foram 13 desde então, num total de 23, desde 2016) a nova inteligência política da extrema direita já tem a solução: armar professores e polícia dentro das escolas. Coisa de gênio, vamos combinar. 

Nos EUA, que vive esse problema há décadas e que tem uma ampla política armamentista, hoje, a media é de 1,5 atentados POR DIA! Armas não diminuiu o número de homicídio em nenhuma parte do planeta. Ao contrário, só fez aumentar. No Brasil, querem acabar com os atentados do mesmo jeito que querem acabar com tráfico, atirando. Depois de décadas, atirando nas comunidades, temos uma pilha sem fim de cadáveres e o segundo sistema prisional do mundo (800 mil presos). O consumo e o tráfico de drogas? Vão muito bem, obrigado. Firmes e fortes.

O Brasil tem cerca de 180 mil escolas públicas. Ambientes de extrema vulnerabilidade social, falta de estrutura, professores mal remunerados e alunos adolescentes solapados por muito discurso de ódio nas redes sociais e muito bullying. Ninguém pensou em cuidar da saúde mental dessa população? Ao contrário de polícia, dentro da escola, psicólogos? Assistentes sociais? Convênio direto das escolas, com os Cras, Creas, Sus e Caps? Ninguém vai ter essa ideia mágica? 

Atentados contra às escolas é um fenômeno psicossocial. Não pode e não deve ser tratado só como um fato criminal. Quem prática o atentado, muitas vezes, já dá como certo a sua própria morte. Por que policiais ou professores armados coibiriam esse fenômeno?
O Brasil, definitivamente, não conhece o Brasil, Elis!"

Jarbas Capusso Filho é psicólogo clínico, dramaturgo e roteirista de TV
*
PROFESSOR HUMILHADO 
Documentário Tiros em Columbine DUB - (2002)
Sinopse: Documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, diretor e narrador do filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle. Ano: 2002 Diretor: Michael Moore Pais: Estados Unidos.

 Planilha com todos os filmes e documentários disponíveis https://docs.google.com/spreadsheets/...
THFILMES
***


Nenhum comentário:

Postar um comentário