segunda-feira, 8 de julho de 2024

PROBLEMAS ESCOLARES * COMUNIDADE ESCOLAR UNIDA/RJ

PROBLEMAS ESCOLARES

A ESCOLA PÚBLICA é um patrimônio  de todos, sobretudo, da maioria - os trabalhadores. Por isso mesmo ela sempre foi empurrada para o lixo da qualidade para que a ESCOLA PRIVADA ocupe o seu lugar. Mas se não protegermos o que é nosso, vamos pagar duas vezes pelo mesmo serviço: EDUCAÇÃO. Portanto, cabe a nós - TRABALHADORES - cuidar da ESCOLA PÚBLICA. Não precisamos azucrinar o juízo da direção da escola. Basta que nos unamos e dialoguemos com ela, com o vereador da região e, se necessário, façamos visitas à SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. QUE TAL COMEÇAR AGORA? 

A maioria das escolas de nossas comunidades sofrem com problemas comuns, tais como segurança, violência entre os estudantes, às vezes violência de parte da EQUIPE EDUCACIONAL, tráfico de drogas; ou problemas como deterioração da estrutura do imóvel, banheiros abandonados, cozinha mal equipada, iluminação precária, refrigeração deficiente e falta de equipamentos em geral, como atualmente a ausência de internet e computadores. Além disso, sofremos também com a insuficiência de pessoal; falta de professores, diretores encabrestados pelo poder político, abastecimento de merenda, material de manutenção e limpeza feito por prestadores de serviço dos CABOS ELEITORAIS ETC.

Paralelo a isso tudo, sofremos ainda com a influência de militarização e religiosidade no espaço escolar, geralmente praticado por grupos políticos interessados na fascistização da sociedade, como observado no ambiente controlado pelo bolsonarismo. É fácil combater isso TUDO? Claro que não. Para conseguir isso, precisamos de muita organização. E precisamos começar por entender que não vamos assegurar os nossos direitos sem nos unirmos. Não adianta conversa particular com caciques políticos, sejam eles "esquerda ou direita". Isso não resolve. O melhor caminho sempre foi a coletividade.

Provamos isso na CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ, NA CONSTITUINTE E NO FORA COLLOR. As transformações mais recentes ocorridas no Brasil tiveram outras dinâmicas, mas não foram muito diferentes. Por isso, propomos assim, nos unirmos em torno de nossas escolas, criando grupos, como o COMUNIDADE ESCOLAR UNIDA, para assim lutar pela defesa da ESCOLA PÚBLICA, DE QUALIDADE, DEMOCRÁTICA, LEIGA E LAICA, COMO DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO.

NOSSO RELACIONAMENTO COM A "EQUIPE EDUCACIONAL"

 Em quaisquer circunstâncias, nós usuários do serviço de educação pública, devemos buscar o melhor entrosamento com os trabalhadores da educação pública, desde diretores até ao mais simples profissional. Por que devemos agir assim? Por várias razões. A primeira, somos todos seres humanos, e como tais, suceptíveis a tudo. Podemos acertar mas podemos também errar. Portanto, todo cuidado é pouco: SOMOS GENTE E COM GENTE É DIFERENTE. Por isso, qualquer questão relativa à escola passa pelo profissional competente. Por exemplo, se tivermos que fazer uma reclamação, seja de que natureza for, não podemos ir ao porteiro nem à faxineira ou à professora, mas sim à DIREÇÃO DA ESCOLA. Ou seja, a educação abre todas as portas, e se colocarmos uma palavra mágica à frente, por exemplo o "com licença, boa tarde, pode me ajudar", não encontraremos barreiras às nossas preocupações. 

TODA FORÇA E VAMOS À LUTA!

COMUNIDADE ESCOLAR UNIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário