segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

POR QUE TEMOS QUE DEFENDER AS COTAS * JuventudeComunistaRevolucionária/JCR

 POR QUE TEMOS QUE DEFENDER AS COTAS 


COTAS na educação, no serviço público etc, têm sua razão de ser. O principal motivo é: o sistema não oferece oportunidades iguais para todos. 


A desigualdade (econômica e social) é muito grande. COTAS para o povo negro, morador das periferias e comunidades que enfrenta todo tipo de dificuldades, para os indígenas, massacrados por todo tipo de injustiça, para todas as pessoas portadoras de deficiências, e para todos que ganham até três - 3 - salários mínimos; essas desigualdades são ainda maiores.


A educação de uma criança ou de um jovem que enfrenta diariamente violência doméstica, violência policial, violência pelo tráfico, dificuldades de acesso à rede de saneamento básico, água potável, moradia digna, alimentação de qualidade, além das dificuldades de acesso à escola, aos materiais didáticos, a rede de internet, ao acesso a livros, em uma escola onde o ensino é desestruturado, sabotado pelo Estado, sem acesso diário a merenda, com greves recorrentes de professores e funcionários, entre diversas outras realidades, não pode ser comparada a educação de uma criança ou jovem que não passa por essas necessidades, e tem acesso a tudo.


Quem terá maior oportunidades de chegar à Universidade, ao Serviço Público, enfim, à formação e ao trabalho digno, sem as condições necessárias, sem as garantias básicas? Ninguém.


POR ISSO, COTAS PARA QUEM PRECISA, JÁ!


JUVENTUDE COMUNISTA REVOLUCIONÁRIA-JCR

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário