CRÔNICAS PARA ORGANIZAR TOMO MCCLXVIII
"15/10, DIA DO PROFISSIONAL", QUE FAZ FALTA, NÃO POR NÃO EXISTIR, MAS POR FALTAR
Sempre que o calendário aponta para o dia quinze de outubro, uma certa ansiedade toma conta da minha mente, "mesmo que legalmente, faltem ainda quatorze dias, segundo minha mãe, a sabia, que não teve acesso a escola, faltam apenas cinco dias para meu aniversário, se até aqui, é só piada, mas o dia quinze de outubro, é um dia que festejamos o dia "DO PROFESSOR".
Se há algumas décadas, ouvimos falar que há pouca formação de professores de disciplinas exatas, fazendo que professores de "física, matemática e química", sejam muitas vezes os mesmos, mas o pós golpe, trouxe um desrespeito aos mestres das chamadas ciências humanas, mas o problema não é recente.
A ditadura militar já tinha abolido as aulas de música, lembramos que é a sensibilidade que humaniza o ser humano, se a sensibilidade, saí da formação, o ser humano será mais máquina e menos humano. Esta robotização do ser humano, pode estar por trás deste endireitamento atroz, que as sociedades estão sofrendo, inclusive, com filhos de mulheres de luta, serem "desdeputados", defensores do nazi-fascismo.
Infelizmente, não foi só a música que sofreu o banimento ditatorial, o ensino de sociologia, deu lugar a formação moral, antes de lembrar, que é justamente a pauta moral, que embala o conservadorismo, dá para compreender o dano desta troca.
Mas fica na perseguição aos professores das tais ciências humanas: "GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA", que a falta está causando mais danos a formação do cidadão. Mesmo que existam professores e professoras destas, estes mestres estão sendo criminalizados, justamente por proporem a formação de seres humanos e não de máquinas.
É óbvio que não falta apenas professor, para estas disciplinas, está faltando mesmo aquilo que antigos chamavam de berço, o papel da escola é o do letramento, já a educação, leia-se respeito, deveria vir de casa, mas a máquina substitui o homem, a máquina, é quase sempre, um militante de direita, manipulado por lideranças religiosas de direita, que elegem a razão e a humanidade, como inimigos naturais dos dízimos que enriquecem os pastores.
Mesmo que não faltem professor das disciplinas humanas, estes estão em falta
Adão Alves dos Santos/SP
P.S neste dia "quinze de outubro", minhas homenagens, quase um ato de desagravo, os professores progressistas, na figura do eterno professor Paulo Freire